A província sul-africana de Free State regista a primeira morte devido a cólera.
De acordo com as autoridades, trata-se de uma paciente do sexo feminino, que estava hospitalizada, e que perdeu a vida esta quinta-feira.
Em Free State há oito casos confirmados de cólera, sendo que o epicentro do surto é o município local de Ngwathe.
Já em Hammankraal, no norte da cidade de Pretoria, província de Gauteng, esta quinta-feira morreram mais quatro pessoas elevando o número de vítimas mortais, para vinte e um.
Ao todo, na África do Sul, a cólera matou vinte e duas pessoas.
Cerca de cento e oitenta pessoas, com sintomas de cólera, receberam tratamento medico, sendo vinte e nove o número confirmado de casos.
Equipas multissectoriais continuam a desdobrar-se para apurar as causas deste surto de cólera e sobretudo evitar o alastramento da doença.
Para já, o Instituto de Doenças Transmissíveis diz não haver evidências epidemiológicas que sugiram que os surtos de cólera de Gauteng e Free State, tenham se espalhado de uma área para outra.
A Organização das Nações Unidas diz que a cólera ressurgiu, a nível global, desde 2021, e que um bilhão de pessoas em quarenta e três países estavam em risco. ( RM).
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.