A trégua nos combates entre Israel e o grupo Hamas entrará em vigor na manhã de sexta-feira e os primeiros reféns serão libertados à tarde, anunciou hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed Al-Ansari.
"A pausa humanitária terá início às 07h00, a mesma hora de Maputo, desta sexta-feira e o primeiro grupo de reféns civis será libertado por volta das 16h00 do mesmo dia, ", afirmou Majed Al-Ansari.
De acordo com a diplomacia do Qatar, 13 mulheres e crianças detidas pelo movimento islamita palestiniano Hamas em Gaza, todas membros da mesma família, serão libertadas, enquanto um número ainda desconhecido de prisioneiros palestinianos detidos por Israel será libertado ao mesmo tempo.
"Um determinado número de civis será libertado todos os dias para atingir um total planeado de 50 no final dos quatro dias", acrescentou o porta-voz.
O acordo - obtido na quarta-feira graças à mediação do Qatar, com o apoio do Egipto e dos Estados Unidos, e que deveria ter entrado hoje em vigor - diz respeito a uma trégua renovável associada a uma troca de 50 reféns mantidos em Gaza por 150 palestinianos detidos em três prisões israelitas.
A entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza, através do posto fronteiriço de Rafah, que liga o enclave palestiniano ao Egipto e é a única via de acesso ao território governado pelo grupo Hamas não controlada por Israel, é outro dos pontos do acordo.
O acordo foi alcançado ao 47.º dia da guerra em curso, desencadeada por um ataque de proporções sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, conduzido pelo Hamas no passado dia 07 de Outubro.
Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, energia eléctrica e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre que cercou a cidade de Gaza. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.