Nkossi ya Makhossi Zintambira IV, Rainha do povo Nguni, baseada no distrito de Angónia, em Tete, afirma que Moçambique e Malawi, atingiram laços de irmandade e cooperação jamais vistos na história dos dois países.
Falando durante o Umhlangano wa Maseko Nguni, em Nkolimbo, no distrito de Ntcheu no Malawi, um festival dos Nguni que reuniu Moçambique, Malawi, África do Sul, Zâmbia e Tanzânia, a Rainha do povo Nguni, reconheceu que a boa vizinhança com o Malawi está a contribuir para o fortalecimento da identidade cultural Nguni.
De nome oficial, Jacinta Rinzi Costa, a rainha Zintambira IV afirmou que no referido Festival cultural, houve partilha de ideias entre o regulado e o governo, de forma a dar consistência à governação dos países habitados por povos Nguni.
Segundo a Rainha, o evento foi um símbolo inequívoco de que para os Nguni as fronteiras são imaginárias, pois o povo continua unido por fortes laços de irmandade e cooperação.
O Festival dos povos da etnia Nguni constituiu igualmente um momento de celebração e partilha das ricas e vivas tradições, onde os artistas e líderes trocam experiências e reavivem a cultura que os une.
O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, que presidiu o evento cultural, pediu aos presentes para que tenham um espírito de responsabilidade compartilhada na busca de soluções para os problemas que o país enfrenta.
Segundo Chakwera, o espírito aglutinador que Inkosi ya Makhosi Gomani V tem imprimido no comando do povo Nguni, deve servir de exemplo para as restantes etnias, ajudando o governo a ultrapassar as adversidades do momento. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.