Ramaphosa diz que África do Sul tem democracia "robusta" após eleições

Publicado: 03/06/2024, 10:26
Categoria:

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considera que as sétimas eleições demonstraram que o país tem uma democracia "robusta e permanente", afirmando que os sul-africanos votaram por um "país melhor" nas eleições.
Ramaphosa fez este pronunciamento, este domingo, em Midrand após receber os resultados das eleições gerais e das assembleias provinciais.

Exortou os líderes políticos a trabalharem em conjunto para satisfazer os anseios da população expressos através do voto:

O nosso povo espera que todas as partes trabalhem em conjunto no âmbito da nossa constituição e enfrentem quaisquer desafios que encontremos de forma pacífica e de acordo com as prescrições da nossa constituição e do Estado de direito. Cada partido sai desta eleição com um mandato baseado nos compromissos que cada um assumiu com o eleitorado. No entanto, todas as partes partilham um mandato abrangente de trabalhar em parceria entre si e com a sociedade de forma mais ampla, para construir um país que seja inclusivo, unido e próspero. Ao ocuparmos os nossos assentos no Parlamento e nas assembleias provinciais, entendamos que os assentos que ocupamos não nos pertencem. Eles pertencem ao povo. Qualquer autoridade, qualquer poder que nos seja confiado, deve ser exercido para promover os interesses do povo.”, disse.

Por outro lado, o Presidente Cyril Ramaphosa elogiou o trabalho desenvolvido pela comissão eleitoral independente.

Os resultados este domingo entregues a Ramaphosa indicam que o ANC elegeu 159 deputados, menos 71 em relação aos 230  de 2019.

A Aliança Democratica elegeu 87 deputados; o novo partido Umkhonto WeSizwe 58; o Partido dos Combatentes da Liberdade Economica 39; o Inkata Partido da Liberdade elegeu 17 deputados; a Aliança Patriotica 9 e Action AS 6 FFPlus  também 6.

Os outros 25 assentos vao ser preenchidos por deputados de  outros dez partidos que passam a compor a nova configuração do parlamento sul-africano que, no caso, terá um total de 18 formacoes politicas.

Nas eleições das assembleias provinciais, foi confirmada a vitória, com maioria, do Congresso Nacional Africano nas provinciais de Mpumalanga, Limpopo, Estado Livre, Cabo Oriental e North West.

O ANC também ganhou em Gauteng e Cabo do Norte, mas necessita de negociar para governar.

A Aliança Democratica foi confirmada vencedora no Cabo Ocidental e o Umkhoto WeSizwe em Kwazulu-Natal, mas sem maioria.(RM Johannesburg)

 

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram