O Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, declarou o corte relações com o Brasil, classificando o homólogo brasileiro, Lula da Silva, de "rastejante" e de querer ser o "representante dos ianques" na América Latina.
Durante uma cimeira virtual com os chefes de Estado da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), Ortega criticou Lula pela sua posição crítica em relação aos resultados controversos das eleições de 28 de julho, que deram ao Presidente Nicolás Maduro 51,9% dos votos contra 43,2% do candidato da oposição Edmundo González.
O líder sandinista disse que Lula é um dos presidentes latino-americanos que teve uma reacção "brutal" e "cobarde" por não reconhecer a vitória de Maduro e que faz parte dos "governos servis, traidores e rastejantes".
Daniel Ortega recordou a "corrupção" durante o primeiro governo de Lula da Silva, como "os escândalos da Lava Jato".
"Se queres que eu te respeite, respeita-me Lula. Se querem que o povo venezuelano vos respeite, respeitem a vitória do Presidente Nicolás Maduro e não andem por aí a fazer de conta que estão a arrastar os pés", acrescentou.
A 8 de Agosto, o embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza Brasil Dias da Costa, abandonou o país após ter sido expulso pelo governo de Ortega, segundo a versão oficial por não ter comparecido ao evento de comemoração do 45º aniversário da revolução sandinista, a 19 de julho.
Em contrapartida, o governo brasileiro decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua, Fulvia Castro.
Lula tem mantido uma relação próxima com Ortega desde 1980, quando o líder brasileiro viajou até Manágua para o primeiro aniversário da revolução sandinista, ocasião em que também se encontrou pessoalmente com o então Presidente cubano, Fidel Castro.
Nos últimos meses, porém, a relação deteriorou-se, principalmente devido à "perseguição política" do governo de Manágua a antigos sandinistas e líderes religiosos. (RM /NMNInuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.