Será concluída até Junho deste ano, a primeira fase das obras de reabilitação e modernização da linha férrea de Machipanda, no território zimbabweano, entre a fronteira de Machipanda, em Manica, até a cidade de Mutare no Zimbabwe.
O projecto de reabilitação e modernização da ferrovia, surge âmbito da resposta do governo do Zimbabwe, ao prolongamento da linha que na parte moçambicana, foi concluída e inaugurada em Dezembro do ano passado.
O ministro dos transportes e comunicações, Mateus Magala explicou esta sexta-feira, que as obras vão continuar até à capital zimbabweana Harare, num troço de duzentos e oitenta quilómetros, e estão orçadas em cerca de cem milhões de dólares.
Mateus Magala disse Moçambique, Zimbabwe e o Botswana, vão-se juntar para formar um projecto regional que permite o Zimbabwe reabilitar a linha férrea interna, no contexto da integração regional.
O Ministro dos transportes e infra-estruturas do Zimbabwe, Felix Mhona, disse que desde a inauguração da linha no troço moçambicano o seu país tem estado a privilegiar este projecto.
Os dois ministros e respectivas delegações regressaram ainda esta sexta-feira para a capital zimbabwena, para concluir os trabalhos, no âmbito deste projecto. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.