Nos Regadios de Chókwè e Baixo Limpopo, em Gaza, está em curso o processo de drenagem das águas das inundações, dos campos agrícolas, para o Rio Limpopo.
A operação, visa permitir a retoma da produção de alimentos, numa área de mais de quatro mil e setecentos hectares, que ficaram alagados, nos dois regadios, devido as chuvas intensas e descargas da Barragem de Massingir.
O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Regadio do Baixo Limpopo, explica que no pico nas inundações, foram forcados a fechar as comportas que regulam o sistema de drenagem das águas, dado que os níveis de escoamento no Rio Limpopo, eram muito altos.
Armando Ussivane diz que o trabalho em curso, de evacuação das águas, nas áreas de produção, devera terminar nos próximos dias, de modo a permitir a preparação dos campos, com vista a sementeiras da época fresca.
Ao nível da Província de Gaza, os Regadios de Chokwe e Baixo Limpopo, são os dois maiores centros de produção de alimentos, sobretudo de cereais e hortícolas, que abastecem os mercados da região Sul do país e não só. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.