Morreu esta sexta-feira, no Kwazulu Natal, Goodwill Zwelithini, rei dos Zulus na África do Sul, vítima de doença.
É com a maior tristeza que informo a nação do falecimento de Sua Majestade o Rei Goodwill Zwelithini ka Bhekuzulu, Rei da Nação Zulu", referiu em comunicado o príncipe Mangosuthu Buthelezi.
No comunicado, o ex-líder do Partido Livre Inkatha, IFP, adianta que "tragicamente, enquanto hospitalizado, o estado de saúde de Sua Majestade agravou-se, e subsequentemente ele faleceu nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira".
"Em nome da Família Real, agradecemos à nação pelas contínuas orações e apoio neste momento tão difícil. Que Sua Majestade, o nosso Rei, descanse em paz", concluiu Buthelezi no comunicado divulgado no sítio de internet do partido.
O monarca Zulu encontrava-se hospitalizado desde Fevereiro, nos cuidados intensivos de um hospital privado na África do Sul, com hipoglicemia, segundo a imprensa sul-africana.
O rei, actualmente sem poderes na África do Sul, exercia uma forte influencia sobre milhões de pessoas da sua etnia, a maior do seu país, jogando um papel essencialmente espiritual e cerimonial.
Durante os seus 20 anos de reinado, foi sempre acusado de escandaloso, particularmente quando relançou o festival das jovens virgens ou depois de ter qualificado de “formigas e piolhos” os imigrantes africanos, incitando os ataques xenófobos no país.
Recentemente, defendeu punições corporais, sugerindo que elas permitiam aos alunos melhor trabalhar na escola, ou ainda ter criticado o homossexualismo.
Na África do Sul, os reis tradicionais são reconhecidos pela Constituição, e jogam um papel simbólico muitas vezes forte
Goodwill Zwelithini ka Bhekuzulu (1948-2021), rei do povo Zulu desde a década de 1960, era o único administrador de cerca de três milhões de hectares de terra sob o Fundo Ingonyama, criado em 1994, para salvaguardar "o bem-estar material e social dos membros das tribos e comunidades" que fazem parte de cerca de 11 milhões de pessoas que habitam a província do KwaZulu-Natal, a segunda mais povoada do país. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.