O Monarca enalteceu força dos dois países enquanto aliados, naquele que foi um discurso histórico.
O rei Carlos III tornou-se, esta manhã, no primeiro membro da família real a discursar no Senado francês. Na ocasião, enalteceu a amizade entre os dois países e aquilo que os dois juntos podem alcançar.
Num discurso feito, parcialmente, em francês, o monarca britânico começou por mostrar-se "lisonjeado" pelo convide feito pelos presidentes das duas câmaras do parlamento francês.
Carlos III confessou-se sensibilizado por este momento, que diz ser o resultado de uma "amizade duradoura das nossas nações e dos nossos povos".
"O Reino Unido será sempre um dos mais próximos aliados e melhores amigos de França", atirou depois.
Carlos III decidiu deixar ainda uma palavra de apreço, relembrando as cerimónias fúnebres da sua mãe. "Quando a minha mãe morreu, há exactamente um ano, eu e a minha família ficámos mais do que impressionados com os tributos feitos pela França", disse, acrescentando que apenas" tem a agradecer a generosidade que a França e as suas pessoas demonstraram num período de grande tristeza".
Seguiu-se uma palavra sobre as relações entre França e o Reino Unido, tendo o monarca afirmado que ficou impressionado "com o imenso bem que pode ser alcançado quando a França e o Reino Unido trabalham em conjunto" e prometeu usar o seu reinado para fazer "tudo o que puder para reforçar esta relação indispensável". (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.