A Reserva Especial do Niassa é uma das maiores reservas de África e do país, com cerca de 42 mil quilómetros quadrados e a sua sede está localizada no distrito de Mecula, na província do Niassa.
A REN foi estabelecida em 1954 para proteger uma área de quase 100 mil quilómetros quadrados contra a proliferação da caça furtiva.
Em Outubro do mesmo ano, com o objectivo de promover a protecção de espécies nativas daquela parte do norte do país, foi criada a Reserva de Caça do Niassa.
Em 1960 foi reconhecida como Reserva de caça Parcial e seus limites formais foram alterados. Volvidos 9 anos os limites foram novamente alterados para reduzir a área para 12.380 quilómetros quadrados.
Os limites de 1969 continuaram legalmente definidos até 1999, quando o decreto Ministerial nº81/99, de 16 de Novembro, estabeleceu novos limites e passou a designar-se Reserva Nacional do Niassa, com uma área total de 42.300 quilómetros quadrados, declarando sua zona tampão como parte integrante dela.
A partir de 2020 passou a designar-se Reserva Especial do Niassa.
Recentemente, foi destaque na revista mais lida no mundo, National Geographic, na sua edição do mês de Setembro, dedicando cerca de 20 páginas a falar sobre a Reserva Especial do Niassa.
É a maior área protegida do país, delimitada a norte pelo rio Rovuma junto à Tanzania, e a este pelo rio Lugenda.
Além das montanhas Mecula, alberga numerosos inselbergs de granito na região, qua ainda contém pinturas rupestres sagradas para as comunidades.
A Reserva Especial do Niassa possui uma variedade imensa de animais terrestres, incluindo elefantes, leões, leopardos, búfalos e outras espécies.
A Reserva Especial do Niassa é gerida no âmbito de um acordo de parceria público-privada entre o governo de Moçambique, representado pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a Wildlife Conservation Society (WCS). (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.