Os restos mortais de Orlanda Mendes, jornalista reformada da Rádio Moçambique serão cremados, quinta-feira, dia 03 de Agosto, às 10 horas, no Crematório Hindú, na cidade de Maputo.
Orlanda Mendes perdeu a vida, este domingo, na cidade de Maputo, vítima de doença.
Colegas e amigos lamentam a morte da jornalista reformada e descrevem-na como profissional de mão-cheia.
“ Foi da mão de Orlanda Mendes que aprendemos o rigor no jornalismo, a disciplina, a integridade, eram valores que ela exigia sempre por parte dos profissionais da Rádio Moçambique. Ainda me lembro que foi Orlanda Mendes que também, nessa altura, lançou jovens para fazerem transmissões em directo, cobertura de grande responsabilidade e ela fazia isso com muita cautela, com um controlo rigoroso, razão pela qual alguns de nós hoje que estamos aqui na Rádio Moçambique, não temos o receio de afirmar, de forma categórica, que chegamos onde chegamos pela mão de Orlanda Mendes que hoje nos deixa. Lamento bastante que nos tenha deixado numa altura em que muito precisávamos dos conhecimentos desta profissional”, afirmou Arão Cuambe, jornalista e administrador de Produção da RM.
“Orlanda Mendes, Uma pessoa que estava sempre disponível para ensinar e debater assuntos e trabalhos; uma pessoa muito, mas muito rigorosa, na utilização do principal instrumento de trabalho do jornalista, que é a língua portuguesa”, disse Antónia Bernardo Cuna (ABC), jornalista reformado e antigo director da Rádio Moçambique.
Rui Barata, director de Programas da RM descreve Orlanda Mendes como uma profissional exemplar.
“ Tinha uma particularidade importante: Muito exigente; isso foi extremamente importante para a nossa caminhada sob o ponto de visita profissional, muito directa, frontal, muito profissional e justa”.
“Orlanda Mendes, mestre, a pessoa que nos ensinou rudimentos de profissão de jornalismo. Conheço também Orlanda Mendes na posição de gestora “ , afirmou Ricardo Dimande, jornalista reformado e antigo director de informação
Maria Orlanda Mendes ingressou nos quadros do Rádio Clube de Moçambique, em Novembro de 1974, como Redactora-noticiarista de Primeira classe.
Na Rádio Moçambique ocupou vários cargos com destaque para chefe de departamento, sub-chefe de Redacção em1987, directora de Informação de 1994 a 1995 e directora do Centro de Formação da RM, de 1997 a 2000.
Orlanda Mendes era filha do escritor moçambicano Orlando Mendes (falecido) e mãe do académico Miguel de Brito. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.