O governo precisa de mil quatrocentos setenta e dois milhões de meticais, para revitalizar o sector da cultura no país, no presente quinquénio.
O valor será alocado em quatro áreas prioritárias que compreendem a democratização, descentralização, investigação cultural e a capacitação profissional, até 2024.
Esta segunda-feira, o governo apresentou à União Europeia, na primeira sessão de diálogo do sector cultural com parceiros, as linhas orientadoras das acções planificadas para este mandato, segundo a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.
Para materializar estas acções, o governo tem até ao momento nos seus cofres, pouco mais de 347milhões de meticais, faltando mil cento e 25 milhões de meticais.
Apresentadas estas necessidades aos parceiros, o Representante da União Europeia em Moçambique, Sanches Benedito Gaspar, disse haver interesse em financiar projectos da cultura, sendo que os fundos poderão ser disponibilizados paulatinamente, após a avaliação e aprovação pela comunidade europeia, no país.
A serem aprovados e canalizados, os fundos vão abarcar ainda a reabilitação de infra-estruturas do sector da cultura danificadas pelos ciclones IDAI e Kenneth, no ano passado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.