O Rio Maputo, no distrito de Matutuíne, província de Maputo, poderá atingir na primeira semana do próximo mês o nível de alerta.
Trata-se de uma situação que poderá resultar das descargas graduais a serem feitas a partir do próximo dia 20 de Novembro Corrente, na Barragem PONGOLAPORT na República da África do Sul, na sequência da chuva intensa que tem estado a caracterizar o país vizinho.
Com o incremento gradual das descargas a Barragem na Barragem de PONGOLAPORT, vai sair dos atuais 20 metros cúbicos por segundo para o máximo de 750 metros cúbicos por segundo no dia 30 de Novembro corrente.
Em comunicado enviado à nossa Reportagem a Administração Regional de águas do Sul, ARA-SUL, aponta que como resultados destas Como resultados destas descargas, prevê-se a ocorrência de pequenas inundações, podendo afectar alguns campos agrícolas no leito do rio Maputo.
A Administração Regional de águas do Sul, justifica que o objectivo das descargas é de criar maior capacidade de armazenamento na albufeira de PONGOLAPORT, e de reabastecer as bacias fora do canal ao longo das planícies de inundação do rio, para a sustentabilidade social e ambiental das comunidades da província de Kwazulu-Natal.
Com efeito, a Ara-Sul apela a sociedade em geral para a observância das medidas de precaução, evitando a travessia e prática de actividades no leito do rio Maputo durante este período. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.