Uma nova variante do novo coronavírus acaba de ser identificada na África do Sul.
De acordo com as autoridades de saúde, até ao momento foram detectados vinte e dois casos, nas províncias de Gauteng, Norte West e Limpopo.
Com a designação técnica de B.1.1.529, a nova variante possui várias mutações e é altamente transmissível.
Esta variante já foi notificada no Botswana e em Hong Kong.
As autoridades de saúde sul-africanas sublinham que a vacina continua sendo o meio de protecção de casos severos da doença.
Restrições
O Ministro sul-africano da saúde diz que o governo ainda vai decidir sobre a necessidade ou não de restringir o movimento de pessoas, na sequencia da descoberta de uma nova variante do novo coronavírus.
É que vários círculos sul-africanos receiam que o executivo possa retomar medidas mais drásticas para conter a nova variante, recentemente detectada.
O Ministro Joe Phaahla confirmou a circulação da nova variante do novo coronavírus com vinte e dois casos detectados.
Phaahla disse também que nos últimos cinco dias a África do Sul tem testemunhado o ressurgimento de novos casos da covid-19, sobretudo em Gauteng, província que alberga a grandes cidades de Johannesburg e Pretoria.
Especialistas em saúde dizem estar a decorrer, a nível global, um trabalho aturado para melhor entender a nova variante do coronavírus.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.