RSA: Reforçado policiamento em Johannesburg para conter acções de protestantes pró-Zuma

Publicado: 11/07/2021, 19:32
Categoria:

Na África do sul, o policiamento na cidade de Johannesburg foi reforçado, no quadro dos esforços de conter as acções violentas dos protestantes, alegadamente pró-Zuma.

 

A corporação aconselha os motoristas a evitarem circular no centro da cidade de Joanesburgo, palco de acções violentas dos manifestantes.

A polícia teve que usar balas de borracha e granadas de choque para dispersar  manifestantes, na tentativa de repor a ordem.

Várias estradas ficaram bloqueadas e várias lojas foram saqueadas, em zonas como Malvern, Jeppestown, Denver, Wynburg e Alexandra.

Aqui, desconhecidos apoderaram-se do equipamento de trabalho de jornalistas da SABC.

Ao fim da tarde de hoje foi anunciada a suspensão do comboio que liga o Park Station, o maior terminal internacional e Rosebank.

Os serviços de ónibus ligados ao sistema de transporte ferroviário da província de Gauteng, também foram suspensos, por tempo indeterminado.

Noticias por confirmar, indicam a morte de pelo menos três pessoas e de um ferido grave. O que a polícia confirma é a detenção de mais de sessenta pessoas, desde o início dos protestos na última sexta-feira. Só em Gauteng foram detidas cerca de quarenta pessoas.

Em Kwazulu-Natal, epicentro das manifestações, a polícia continua os esforços para restaurar a ordem e a tranquilidade, ao mesmo tempo que eram reportados casos de saque de lojas.

As autoridades de Kwazulu Natal estimam em cem milhões de rands os estragos causados pelos manifestantes.

Como se pode depreender, trata-se de uma avaliação preliminar, na medida em que os protestos continuam.

Esta noite o Presidente Cyril Ramaphosa vai se dirigir aos sul-africanos, mas para falar sobre o fim dos catorze dias do nível quatro, das medidas de prevenção da covid-19.

A intervenção de Ramaphosa acontece numa altura em que os números de novos casos, hospitalizações e mortes tendem a subir.

Tudo indica que Ramaphosa vai manter ou apertar mais as medidas de combate a covid-19 ( RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram