A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) defende acção colectiva para o combate ao terrorismo.
A posição foi manifestada pelo Presidente da República e em Exercício da SADC, Filipe Nyusi no fim das cimeiras extraordinárias do órgão de Política de Defesa e Segurança e da Dupla troika da SADC, realizadas esta quinta feira em Maputo.
Filipe Nyusi sublinhou que o bloco regional consolidou a sua coesão e abordou as melhores formas de cooperação para ultrapassar os desafios de segurança decorrentes do terrorismo e extremismo violento em Cabo Delgado.
“ A Cimeira constituiu, acima de tudo, mais uma ocasião para reiterarmos com firmeza que rejeitamos na nossa região actos subversivos quer de criminosos ou de grupos associados ao terrorismo global. Reconhecemos a importância de uma acção colectiva para vencermos este mal, daí a necessidade de tornar operante a força em estado de alerta como quadro que pode cobrir as intervenções bilaterais em função de vantagens comparativas circunstanciais e objectivo concretos que se desejam alcançar” , disse.
Para o Estadista moçambicano e Presidente em exercício da SADC, Filipe Nyusi, o bloco regional estabeleceu parcerias para reposição da paz e o reforço da estabilidade política e económica, evitando a destruição de infra-estrututuras. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.