Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC, ponderam a possibilidade de envio de uma missão militar para apoiar as forças do Congo Democrático no estabelecimento da paz e tranquilidade.
O assunto foi debatido esta terça-feira durante a cimeira extraordinária virtual que reuniu os presidentes da organização, incluindo o chefe de estado moçambicano Filipe Nyusi.
O Presidente de Angola e em Exercício da SADC, João Lourenço, disse no seu discurso de abertura da cimeira virtual que é necessário criar um clima favorável para a realização de eleições marcadas para Dezembro na República Democrática do Congo.
João Lourenço disse ainda que a SADC não pode ficar indiferente a situação que se regista no médio oriente que já provocou a morte de milhares de inocentes na Palestina.
Os chefes de estado e de governo da SADC concordaram em voltar a reunir-se no próximo sábado em Luanda, em Angola, para a tomada de uma decisão definitiva sobre a possibilidade do envio de uma forca militar para o Congo Democrático. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.