A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC, vai se pronunciar, dentro de dias, em torno da crise política que se vive no Reino de eSwatini, caracterizada por protestos exigindo a abolição da monarquia e instituição da democracia, no país.
O facto foi revelado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República e em exercício da SADC, Filipe Nyusi, em Lusaka, a capital zambiana.
“ Sabe que há uma situação que está a ocorrer agora no vizinho esWatini e sobre isso, nós entregamos à troika do órgão e dentro de pouco tempo vai reagir, enquanto acompanhamos, e depois eles vão reportar à presidência da SADC”, frisou.
À margem das exéquias do fundador e primeiro Chefe de Estado da Zâmbia, Kenneth Kaunda, Filipe Nyusi manteve um encontro com o Presidente do órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC e Chefe de Estado do Botswana, Mogoetsi Masisi, para abordar a situação em eSwatini. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.