O Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa manifesta-se optimista quanto a efectivação da mobilidade urbana entre os Estados-membros, até meados do próximo ano.
Zacarias da Costa diz que o processo ganha cada vez mais importância no sentido de dinamizar as economias dos países lusófonos para além de oferecer maior sentido à comunidade.
Aprovado na Cimeira de Luanda, no ano passado, o Acordo de Mobilidade da CPLP entrou em vigor 1 de Janeiro deste ano, nos Estados que entregaram os respectivos instrumentos de ratificação: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal e Guiné-Bissau.
Nos últimos meses, os outros Estados, incluindo Moçambique, também ratificaram o acordo que prevê maior mobilidade e circulação no espaço da CPLP, através dos períodos de estas e atribuição e validade de vistos.
O Secretário-Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, falava à imprensa moçambicana, em Nova Iorque, depois de se ter reunido, esta sexta-feira, com o Primeiro-ministro moçambicano que participa na septuagésima sétima sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas.
À margem da participação de Adriano Maleiane, no debate geral de alto nível da Assembleia-geral da ONU, o Primeiro-ministro manteve, esta sexta-feira, encontros com os presidentes da Eslovénia, Borut Pahor, e das Ilhas Comores, Aziz Assoumani, para o reforço da cooperação.
Ontem, após o seu discurso aos mais de 100 Chefes de Estado e de Governo, na ONU, Adriano Maleane, manteve um encontro com o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.