O sector da saúde na província de Tete, está preocupado com aumento de doenças silenciosas.
É o caso da hipertensão arterial, que só no ano passado houve o registo de mais de 14.450 casos, com dezassete óbitos, números que representam um incremento em 87 por cento, em comparação com o ano 2020.
Azelia Novela do Departamento da Saúde pública, no Serviço provincial de Saúde em Tete, apontou os hábitos alimentares inadequados e a falta de exercícios físicos, como principais factores do aumento de casos.
“Aconselhamos o consumo de alimentos naturais; refiro-me a frutas, vegetais, carnes brancas, como frango, peixe, evitar frituras e consumir água “, disse.
Para reverter o aumento de casos de doenças silenciosas, está em curso, na província de Tete, uma campanha que visa promover feiras de saúde, medição de tensão arterial, prática de exercício físicos, debates, palestras, entre outros nas comunidades. As actividades estão inseridas nas comemorações do Dia Mundial da Tensão Arterial, que amanhã se assinala.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.