A cidade de Tete passa a alojar a sede do secretariado do Comité de Gestão do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, para facilitar o comércio e desenvolvimento de infra-estruturas entre Moçambique, Malawi e Zâmbia.
A instalação da sede na cidade de Tete, foi decidida na sétima reunião tripartida de alto nível, Moçambique, Malawi e Zâmbia que teve lugar na cidade de Lilongwe, a capital malawiana.
A escolha da cidade de Tete, é justificada pela sua posição geoestratégica, a avaliar pela distância que separa a cidade e os portos de Nacala e Beira, além de Lusaka e Lilongwe.
Assim, a partir de Tete, serão desenhados e coordenados planos de desenvolvimento de infra-estruturas nos corredores da Beira e Nacala, e as principais rodovias e ferrovias que ligam Moçambique, Zâmbia e Malawi.
O secretariado encarregar-se-á igualmente pela simplificação do regime comercial entre os três Estados-membros para ter commodities comercializáveis, eliminar algumas taxas cobradas nas fronteiras, entre outras actividades.
A informação, foi partilhada na cidade de Lilongwe, pelo vice-ministro dos transportes e comunicações Amilton Alissone.
Na sétima reunião dos ministérios dos transportes e comunicações dos três países foram aprovados quatro acordos.
Dentro de três meses, os presidentes de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, do Malawi Lázarus Chakwera e da Zâmbia Hakainde Hichilema, vão se reunir para assinar os acordos alcançados. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.