O secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, reúne-se hoje, em Joanesburgo, com o seu homólogo do Congresso Nacional Africano (ANC), Fikile Mbalula.
O encontro marca o início da visita de Roque Silva a África do Sul, que se prolonga até á próxima quarta-feira.
O encontro marca o inicio da visita de Roque Silva a África do Sul, que se prolonga até á próxima quarta-feira.
O fortalecimento dos laços históricos de irmandade, amizade e cooperação existentes entre a Frelimo e o ANC fazem parte da agenda do encontro de cortesia entre Fikile Mbalula e Roque Silva.
Os dois dirigentes políticos vão também passar em revista a situação económica, social e política de Moçambique e África do Sul.
Os dois partidos vão a eleições este ano, com o ANC a entrar primeiro, a 29 de Maio próximo, e a Frelimo, depois, a 9 de Outubro.
De referir que em Abril de 2022 uma delegação do ANC, chefiada pela presidente da comissão de relações internacionais, Lindiwe Zulu, esteve em Maputo para a avaliação da cooperação entre os dois partidos.
A Frelimo e o ANC mantem relações históricas, datadas dos tempos de luta pela independência de Moçambique e da África do Sul.
Ainda para esta sexta-feira está previsto um encontro entre Roque Silva e o Secretário-Geral do Partido Comunista Sul-Africano, Solly Mapaila.
O Partido Comunista Sul-Africano é o principal aliado do ANC, juntamente com a Confederação dos Sindicatos Sul-Africanos.
Amanhã, sábado, Roque Silva tem previsto um encontro, na capital económica sul-africana, com os membros e simpatizantes da Frelimo, que deverá abordar o processo eleitoral deste ano.
No domingo, o Secretário-Geral da Frelimo vai a Tonga, na província de Mpumalanga, onde, entre outros encontros, vai se reunir com a comunidade moçambicana ali baseada. (RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.