O secretário-geral da ONU, António Guterres, condena os alegados massacres perpetrados por terroristas, em Cabo Delgado, no norte do país.
Num comunicado citado por agências de notícias internacionais, Guterres insta as autoridades do país a conduzir uma investigação sobre o terrorismo naquela província, bem como a responsabilizar os autores.
"O Secretário-Geral está chocado com os recentes relatos de massacres perpetrados por grupos armados em várias aldeias na província de Cabo Delgado, incluindo a decapitação e rapto de mulheres e crianças", lê-se na nota citada pela imprensa internacional e divulgada na noite de ontem pelo porta-voz, Stephane Dujarric.
Dujarric deixou o apelo de Guterres para que as partes em conflito cumpram as suas obrigações ao abrigo do direito internacional humanitário e dos direitos humanos.
O Secretário-Geral reiterou o compromisso das Nações Unidas em continuar a apoiar a população e o Governo de Moçambique na abordagem urgente das necessidades humanitárias imediatas e nos esforços para defender os direitos humanos, promover o desenvolvimento e prevenir a propagação do extremismo violento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.