O Governo vai investir mais de catorze milhões de meticais, no presente quinquénio, na implementação de projectos estratégicos no sistema ferroviário Sul e Centro.
O destaque vai para a prossecução da duplicação da linha férrea de Ressano Garcia, a aquisição de trinta carruagens para o reforço da capacidade de transporte de passageiros, duzentos e cinquenta vagões e quinze locomotivas.
A informação foi partilhada, este sábado em Maputo, pelo ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, que falava na cerimónia de inauguração de três locomotivas da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
“Tomamos a decisão de priorizar o investimento de quatrocentos e vinte e dois ponto quatro milhões de meticais na aquisição de três locomotivas para o reforço da capacidade de transporte ferroviário e passageiros em reconhecimento do seu impacto na promoção do desenvolvimento das comunidades, servida por este meios, bem como no contributo para melhoria da qualidade de vida do nosso povo. As três locomotivas que hoje inauguramos fazem parte de lote de quinze a serem adquiridas para o reforço da capacidade de tracção para responder a crescente demanda dos serviços de transporte no sistema ferroviário Sul e Centro do país “, afirmou.
Já o Presidente do Conselho de administração da empresa CFM, Agostinho Langa Júnior, disse que entre outros fins, a aquisição das novas locomotivas vai contribuir para reintroduzir o serviço de comboios turísticos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.