Na vila de Mocímboa da Praia, a situação continua calma, com as forças conjuntas a desdobrarem-se no terreno para a consolidação da conquista que aconteceu no último domingo.
Alexandre Sitói da Marinha de guerra moçambicana disse que as tropas nacional e ruandesa estão a clarificar a zona na sequência, desactivando alguns focos de presença dos terroristas.
“ A situação está calma mas continua-se a fazer trabalho de revista da região. Temos zonas estratégicas que colocamos homens, para em caso de fuga [terroristas], poderem ser neutralizados",disse.
Os terroristas saíram em debandada da vila de Mocímboa da Praia e na sequência, abandonaram diverso material bélico.
O material bélico e alguns bens roubados pelos terroristas, já foram recuperados pela força conjunta que continua a controlar aquela vila autárquica.
No seio dos membros das forças de defesa e segurança reina espírito de prontidão.
-Levantamento de estragos no aeródromo de Mocímboa da Praia
A empresa Aeroportos de Moçambique, está proceder ao levantamento dos estragos registados no aeródromo de Mocímboa da Praia, na sequência de ataques terroristas.
Esta quarta-feira uma equipa técnica da empresa Aeroportos de Moçambique que integra, Eduardo Mutereda, director das operações, esteve em Mocímboa da Praia, no início do trabalho de avaliação dos estragos para uma possível reabilitação para a retomada das operações no aeródromo local, uma vez recuperada a vila pelas Forças de Defesa e Segurança, um ano depois da ocupação pelos terroristas.
O aeródromo de Mocímboa da Praia, num passado recente, era uma das principais infra-estruturas que servia o projecto de gás na bacia do Rovuma, desde a fase de pesquisa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.