O Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas exorta a todos os actores envolvidos no processo eleitoral, em curso no país, a respeitarem o direito dos jornalistas, de exercício livre da sua actividade.
O SNJ exorta, igualmente, os profissionais de comunicação social a manterem serenidade e responsabilidade, na sua actividade, tendo em conta os princípios éticos e deontológicos que regem o exercício da profissão jornalística.
A exortação consta de um comunicado do SNJ, por ocasião da votação para as sextas eleições autárquicas, realizada a 11 de Outubro corrente.
No documento, o Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas congratula-se por, de uma maneira geral, não ter registado, durante o processo, quaisquer ilícitos envolvendo directamente os profissionais de comunicação social.
O SNJ lamenta que, de modo particular, nas províncias de Nampula e Zambézia e na cidade de Maputo, equipas de jornalistas tenham sido violentadas por membros de um partido político concorrente ou por agentes eleitorais, quando pretendiam obter elementos para a produção das suas reportagens. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.