Sobe para 1.301 número de peregrinos que morreram em peregrinação a Meca

Publicado: 24/06/2024, 9:42
Categoria:

A Arábia Saudita anunciou, este domingo, a morte de 1.301 peregrinos durante a grande peregrinação muçulmana recentemente realizada a Meca sob um calor escaldante, especificando que a maioria não tinha autorização para esta reunião anual.
“Infelizmente, o número de mortos chegou a 1.301, 83% dos quais não foram autorizados a realizar o Hajj. Eles viajaram longas distâncias sob o Sol, sem abrigo ou conforto adequado", informou a agência oficial de notícias saudita.
O ministro da Saúde da Arábia Saudita, Fahd al Yalayel, confirmou, este domingo, que foram registadas as mortes de um total de 1.301 pessoas durante a época de peregrinação a Meca e aos locais sagrados do Islão, principalmente devido às altas temperaturas.
Al Yalayel, citado pela agência noticiosa espanhola Efe, destacou que 83% dos mortos não receberam autorização oficial para realizar a peregrinação e explicou que muitos deles faziam longas caminhadas a pé, ao Sol, sem qualquer tipo de protecção ou descanso.
Segundo o portal de notícias Ajbar24, alguns deles eram idosos que sofriam de doenças crónicas.
O ministro explicou que os mortos foram identificados e os familiares informados, embora tenha alertado que o processo pode demorar, já que muitos não transportavam qualquer tipo de identificação.
Os corpos foram enterrados de acordo com o costume em Meca e uma certidão de óbito foi emitida.
O sistema de saúde saudita forneceu mais de 465 mil serviços especializados, 141 mil deles a peregrinos não autorizados e, em muitos casos, para condições relacionadas com o calor, disse o ministro numa entrevista à televisão saudita Al Ijbariya.
Muitos deles permanecem hospitalizados, segundo Al Yalayel, que destacou o trabalho do pessoal de saúde e das forças de segurança.
Na sexta-feira, os Estados Unidos confirmaram a morte de "vários cidadãos norte-americanos" na Arábia Saudita durante o Hajj, sem, contudo, apresentar números.
A peregrinação anual a Meca terminou na quarta-feira, após cinco dias de rituais religiosos, marcados por altas temperaturas que chegaram a 51,8 graus Celsius.
Devido ao elevado preço da viagem, com um custo médio de 4.600 euros por pessoa, muitos peregrinos optam por outros meios que o reino saudita considera ilegais.
Estes peregrinos não oficiais não têm acesso a instalações e tendas com ar condicionado durante a peregrinação. (RM/ NMinuto)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram