O Ngoma Moçambique é um concurso de música moçambicana, sob forma de parada musical,
realizado anualmente pela Rádio Moçambique – E.P. (RM). O Ngoma é realizado ininterruptamente desde 1987 e dele participam canções representativas de todo o país, do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico!
A realização do Ngoma surge como forma de cumprir com um dos pressupostos da RM, que é o de, no âmbito do serviço público de radiodifusão, desenvolver actividades conexas à divulgação e promoção da música ligeira moçambicana, premiando os artistas que mais se destacarem em cada ano.
Entre outros, o Ngoma visa demonstrar a diversidade cultural e elevar a música moçambicana nos seus mais variados aspectos: arte, lazer, movimento social e educação. Pretende, igualmente, promover intercâmbio entre artistas e bandas, sejam eles mais novos ou já consagrados.
Revelar novos talentos, oferecendo espaços para valorização e apresentação de músicas inéditas, bem como, a contínua projecção dos “embondeiros” da música moçambicana;
Inscrição - Processo de inscrição dos concorrentes.
Classificação inclui duas etapas: (Triagem e Selecção por parte da Comissão de Audição e Avaliação; e Competição e Eliminatória através do voto popular e da avalição técnica por parte do Júri.
Programa Radiofónico - Consiste na produção e veiculação de um Programa de Rádio que promove as músicas concorrentes e incentiva ao voto popular. É etapa da competição propriamente dita. O Programa de Rádio actualiza os concorrentes e ouvintes sobre o desempenho de uma música na parada, ao longo da semana.
O Programa de Rádio é transmitido e re- transmitido semanalmente em todos os canais da RM, alcançando um público estimado de mais de 1.5 milhão de ouvintes, em todo o território nacional, por semana. Por ano, são produzidos e veiculados cerca de 40 programas semanais com 55 minutos de duração.
Em 2018, o formato de Programa de Rádio passou a incluir a componente das redes sociais, com a actualização regular da tabela classificativa no Facebook, Instagram e, em 2019 e com espaços de transmissão em programas da TVM, expandido ainda mais o seu alcance, em termos de público.
Concerto Musical - Consiste na realização de um evento de encerramento de cada edição anual. Denominado Gala Finalíssima do Ngoma, o evento é caracterizado pela actuação dos concorrentes finalistas e pelo anúncio e premiação dos grandes vencedores. A Gala Finalíssima do Ngoma é realizada, todos os anos, em diferentes cidades do país, movimentando, em média, 1.500 pessoas por cada evento. O evento é transmitido em directo pelos canais da RM e pela TVM, alcançando cerca de 6 milhões de pessoas (ouvintes e telespectadores).
Conheça os profissionais que tornaram e tornam possível, anualmente, a maior parada de música do Moçambique:
De 1987 a 1989
Produção: Américo Xavier
Apresentação: Izidine Faquirá
Sonorização: Élio Sarmento
1990-2007
Produção e Apresentação : Izidine Faquirá
Sonorização: Élio sarmento
2006 a 2008
Co-apresentação: Izidine Faquirá e Glória Muianga
2007-2010
Apresentação : Rosa Maciel e Sérgio Guissamulo
Produção e sonorização: Élio Sarmento
2011-2018
Produção : Élio sarmento até 2012, a partir de 2012 Julieta Mussanhane de 2012 até aos dias de hoje , com a excepção de 2017 e 2018 ( João Cerveja).
Apresentação: Rosa Maciel e João Luso (até 2017)
Sonorização : Jafar Adamo
2018-2021
Apresentação: Rosa Maciel e Carlos Mponda
Produção : Julieta Mussanhane
Sonorização: José Chicote (2018-2019) e Hermínio Abel (2019 e 2021)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.