Cinco escolas e três centros de saúde afectados pelo ciclone Idai, na cidade da Beira e distrito do Dondo, em Sofala, foram reinaugurados, quarta-feira, depois da sua restauração.
A isso juntam-se oitocentas habitações reabilitadas ou construídas de raiz, no quadro do mecanismo Recuperação de Moçambique, um projecto levado a cabo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e parceiros.
O Representante residente do PNUD, em Moçambique, disse que no total, foram gastos perto de 700 milhões de meticais e o projecto obedece aos padrões de resiliência às alterações climáticas.
Contas feitas apontam que mais de dezasseis mil alunos deixam de estudar em condições precárias com a reinauguração dos cinco restabelecimentos de ensino, o que no dizer da secretária de estado de Sofala, Cecília Chamutota é um passo gigantesco.
Por sua vez, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita disse que a Reconstrução Pós-Ciclones é um processo longo e defendeu a cultura de resiliência, face aos frequentes desastres naturais. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.