A Província de Sofala contará, a partir do mês de Março de 2025, com a primeira Unidade Industrial de Descasque e Processamento de Gergelim.
Para o efeito, foi lançada, recentemente, no Bairro Canhandula, Distrito do Dondo, a primeira pedra para a construção da referida unidade fabril, num investimento avaliado em 30.132.458 dólares americano duma firma da República de Singapura, denominada Robust International, LDA.
O acto de Lançamento foi orientado por Cecília Francisco Chamutota, Secretária de Estado na Província, que iniciou por saudar as diversas autoridades governamentais que materializaram a iniciativa e mas adiante referiu que a unidade vai empregar 1000 trabalhadores dos quais 95% será mão de obra local, terá uma produção anual de 20.000 toneladas.
Mais adiante a Secretária de Estado realçou que com a entrada em funcionamento desta unidade Industrial vai melhorar o acesso aos produtores, o nível educacional da população e o aumento de entrada de divisas ao país.
A dirigente recomenda ainda a empresa, para interagir com a classe empresarial e identificar os potenciais produtores de Gergelim.
Os Distritos de Caia, Gorongosa e Marínguè são os potenciais produtores da oleaginosa. Nas últimas 4 campanhas agrícolas a província atingiu uma produção de 40 a 65 mil toneladas de gergelim. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.