As partes em conflito no Sudão concordaram reunir-se sob a égide das Nações Unidas para discutir a ajuda humanitária, numa data ainda por determinar, anunciou hoje a ONU.
"Durante as duas últimas semanas, estive em contacto com os dois generais para garantir que respeitassem os seus compromissos" em matéria humanitária, declarou o responsável dos assuntos humanitários da ONU, Martin Griffiths, numa conferência de imprensa em Genebra, Suíça.
Martin Griffiths convidou os dois generais a reunirem-se sob a égide das Nações Unidas para que os seus representantes discutam o acesso humanitário à população sudanesa, cerca de metade da qual, 25 milhões de pessoas, necessitam de ajuda urgente, após dez meses de conflito no país.
"Recebi respostas positivas de ambas as partes", mas "ainda estou à espera da confirmação de quando e onde virão", acrescentou, indicando que a sugestão é que o encontro decorra na Suíça.
Griffiths referiu que o importante não era o local da reunião, mas sim que as partes discutissem o acesso humanitário. O Comissário disse que esperava que a reunião fosse presencial, mas que estava preparado para organizar um primeiro encontro 'online' já na próxima semana.
A guerra decorre desde 15 de Abril de 2023 entre o exército do general Abdel Fattah al-Burhane e as forças paramilitares de apoio rápido (RSF, na sigla em inglês) do general Mohammed Hamdane Daglo, o antigo número dois das forças armadas. Os esforços diplomáticos para negociar a paz falharam até agora.
A ONU declarou hoje que necessita de 4,1 mil milhões de dólares para satisfazer as necessidades humanitárias da população do Sudão e dos sudaneses que fugiram para os países vizinhos. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.