Surto de conjuntivite alastra-se para 23, dos 28 distritos do Malawi.
Até esta quinta-feira, o país tinha mais de seis mil e setecentas pessoas padecendo da doença do olho rosa, facto que se tornou numa preocupação para as autoridades da saúde.
O distrito de Karonga a norte do Malawi, lidera o número de casos com 2.873 pessoas padecendo desta doença, seguido de Lilongwe com 1.384.
Há relatos de que o surto atingiu os estabelecimentos penitenciários, com a cadeia de Maula em Lilongwe a registar 1.048 casos, Mangochi 100 e Karonga 45.
O facto, deve-se ao confinamento, onde a ventilação, o saneamento e a higiene são grandes desafios, o que acelera a propagação da doença.
O porta-voz do ministério da saúde no Malawi Adrian Chikumbe, explicou que para conter a propagação do surto, decorrem campanhas de sensibilização da população para acatar as mensagens difundidas através de meios de comunicação social entre outras plataformas.
O Malawi, registou o primeiro caso de conjuntivite, a 31 de Janeiro do presente ano.
Há duas semanas, o ministério da saúde emitiu um comunicado, endurecendo as medidas básicas de higiene, que incluem a proibição da saudação através do aperto da mão. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.