Esta é a última grande cidade do Afeganistão que ainda estava sob controlo do governo.
Depois de mais de 20 anos de missão internacional no Afeganistão, o país voltou a estar sob controlo dos Talibãs. Este domingo, o ministro do Interior afegão revelou que até a capital do país já está nas mãos dos opositores.
"Os talibãs entraram na capital por todos os lados", declarou Mohammad Omar Daudzai, de acordo com a Reuters.
Já este domingo tinha sido anunciada a tomada de Jalalabad. Cabul era assim a última grande cidade do Afeganistão que ainda estava sob controlo do governo afegão.
Segundo os meios internacionais, em Jalalabad nem sequer houve luta.
Os residentes acordaram no domingo de manhã com as ruas cheias de bandeiras brancas dos insurgentes.
Num comunicado divulgado este domingo, citado pela Associated Press, os talibãs garantem que deram indicações para que os combatentes evitem a violência também em Cabul e que criem corredores de passagem para todos os que queiram abandonar a cidade.
Entretanto, os Estados Unidos começaram a evacuar seus diplomatas e enviaram cerca de mil militares para ajudar a proteger o aeroporto de Cabul e a embaixada depois de os talibãs terem cercado, numa questão de dias, a capital do país, ao contrário do que se esperava.
Na semana passada, uma estimativa da inteligência dos EUA dava conta que Cabul poderia resistir pelo menos três meses.(RM/NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.