O governo chinês anuncia a doação de um donativo de quinhentos mil dólares americanos, destinados para ajudar as vítimas das recentes cheias registadas em Abril findo, na Tanzânia.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, durante um encontro, em Beijing, que manteve com o seu homólogo tanzaniano, January Makamba, esta sexta-feira, no qual os diplomatas discutiram a futura cooperação bilateral.
O Ministro Makamba expressou gratidão do seu país pelas contribuições e ajuda da China para desenvolvimento da Tanzânia, enfatizando a necessidade de enfrentar os actuais desafios globais.
A Tanzânia sofreu, em Abril findo, as piores enxurradas dos últimos anos, provocadas por fortes chuvas, intensificadas pelo fenómeno El Nino, que resultaram na morte de cinquenta e oito pessoas, afectando mais de cem mil outras.
O ministro tanzaniano dos negócios estrangeiros e cooperação, January Makamba efectuou uma visita oficial à China a convite do seu homólogo, para comemorar os sessenta anos de relações diplomáticas entre as duas nações.
Aliás, as relações históricas entre os dois países atingiram novos patamares, pois a Tanzânia e a China anunciaram uma nova era de relações diplomáticas que visa a construção de um mundo melhor, mais desenvolvido e seguro.
Wang Yi elogiou a Tanzânia pela sua amizade inabalável ao longo das últimas seis décadas, dizendo que se distinguiu como um amigo em bons e maus momentos.
Destacou o potencial para uma cooperação alargada em áreas-chave como comércio, infra-estruturas, processamento e produção, economia digital e energia.
O governo chinês endereçou um convite oficial à Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu, para participar no Fórum de Cooperação Sino-África agendado para Setembro próximo.
É uma reunião que se realiza de três em três anos e que constitui uma plataforma vital para as relações estratégicas entre os países africanos e a China.(RM dar el Salam)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.