Tanzânia inaugurou, esta semana, uma fábrica de produção de cimento branco.
Com a capacidade de produzir duzentas toneladas por dia, ou seja, setenta e duas mil toneladas por ano, o referido empreendimento encontra-se localizado no parque industrial do distrito de Mkuranga, região costeira de Pwani.
A Tanzânia lançou a produção de cimento branco para satisfazer a procura deste produto nos mercados nacionais e internacionais.
O Vice-Ministro da Indústria e Comércio disse, durante a inauguração da fábrica, que o cimento branco é muito procurado, porque é utilizado para várias finalidades, na construção civil.
Exaud Kigahe afirmou que o governo continuará a criar um ambiente favorável ao investimento, especialmente através do sector industrial, para contribuir na criação de diversas oportunidades.
Garantiu, na ocasião, que o Ministério tanzaniano da Indústria e Comércio vai colaborar para que o cimento branco atravesse fronteiras para outros países africanos, no âmbito da Zona de Comércio Livre Continental.
Segundo ele, há muito tempo que o país e a região importam cimento branco, gastando quantidades enormes de dinheiro na importação deste produto, do exterior.
Actualmente, mais de 50 por cento das matérias-primas necessárias para a produção desta fábrica, como por exemplo, dolomita e gesso, são adquiridas localmente na Tanzânia, excepto o clínquer branco, que é importado. ( RM Dar es Salam)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.