A tempestade tropica ANA que assolou o país, esta segunda-feira, já enfraqueceu para depressão tropical.
O director geral-adjunto do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) Mussa Mustafa disse, a instantes, no espaço Café da Manhã da Rádio Moçambique que o epicentro da depressão está localizado na província de Tete e está de saída, em direcção ao Zimbabwe.
“O epicentro do sistema já se encontra sobre a província de Tete, em termos de ventos já baixou de intensidade. O que se espera nas próximas horas é só a queda de precipitação com maior persistência na província de Tete e algumas partes da província de Sofala e Manica. Estou a falar de chuvas com muita intensidade. Niassa, Nampula e Cabo Delgado ainda vão ter resíduos de queda de precipitação. O sistema está a deslocar-se em direcção ao Zimbabwe, parte norte, e espera-se que até ao final do dia de hoje esteja no interior do Zimbabwe e progressivamente vai afectar também a Zâmbia. O tempo vai melhorar, mas não quer dizer ausência total de precipitação, portanto, vamos voltar ao regime normal de queda de precipitação”, disse.
A temperada tropical Ana fez dois óbitos nos distritos de Mocuba e Mocubela, província da Zambézia e outras 49 pessoas ficaram feridas, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD). (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.