O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) diz que a tempestade tropical Batsirai vai afectar apenas o Madagáscar.
O INAM refere que a monitoria do fenómeno atmosférico permitiu concluir que os efeitos do Batsirai só se farão sentir no Madagáscar.
O meteorologista do INAM, Lelo Tayob, assegurou que estão afastados cenários de inundações e ventos fortes na parte continental de Moçambique, até porque o Batsirai enfraqueceu bastante.
“Batsirai nas últimas horas enfraquecer bastante. Neste momento, é uma depressão tropical. Está com ventos máximos até 70 quilómetros por hora e está a sul Madagáscar, em direcção ao Canal de Moçambique. Quando falamos de Canal de Moçambique, estamos a falar exactamente de muito próximo a Madagáscar do que do nosso país. Então para logo dizer que os seus feitos serão mais sentidos próximos a Madagáscar do que no nosso país. Neste momento já começamos a sentir alguns efeitos de Batsirai, esta chuva que se faz sentir aqui é fraca, falava-se de chuva intensa com possibilidade de alagamento, não é nada disso ! Temos que deixar mais tranquilas as pessoas que o vento que pode evoluir nas próximas horas mas não será vento destrutivo na parte do continente, mas no mar, especialmente no alto mar, o vento pode passar 90 Km/h sim, com ondas podem chegar até aos seis metros de altura”, disse.
O INAM recomenda a população e a todos os actores a usarem a informação oficial oferecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.