O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) indica que a tempestade tropical DUMAKO, que se tinha formado no Oceano Índico, poderá entrar na costa moçambicana, esta sexta-feira, pela província da Zambézia, como sistema de baixa pressão.
A tempestade poderá originar chuvas fortes de até 200 milímetros em 24 horas, com ventos de 40 a 50 quilómetros por hora, acompanhados de trovoadas, nas províncias da Zambézia, Nampula, Sofala e Tete.
O porta-voz do INAM Acácio Tembe, falando esta quinta-feira à Rádio Moçambique, disse que o sistema de baixa pressão vai durar cerca de três dias no território nacional.
“Quando entrou em Madagáscar no dia 15, por causa da interacção com a terra, perdeu energia e ficou uma baixa pressão. Então deixou de ter nome e o nosso centro de referência deixou de anunciar que temos a tempestade. Neste momento, o sistema entrou no Canal de Moçambique, esta quarta-feira, como baixa pressão e está a fazer movimento em direcção à nossa costa” disse.
O Porta-voz do INAM avança que neste momento o sistema de baixa pressão já está a influenciar o estado de tempo em alguns pontos das províncias do centro e norte do país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.