A tempestade tropical Eloise já atingiu o Canal de Moçambique.
As províncias de Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo são as potenciais zonas que poderão ser afectadas pela tempestade.
A informação foi avançada há momentos no espaço “Café da Manhã” da Rádio Moçambique, pelo director geral-adjunto do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Mussa Mustafa.
“Neste momento o epicentro da tempestade já se encontra no Canal de Moçambique onde as temperaturas das águas do oceano são muito elevada e isto condiciona a sua intensificação. Os nosso prognósticos indicam que gradualmente o sistema vai descendo ainda sobre o Canal e a parti de amanhã sexta-feira á noite começa a aproximar-se muito mais a nossa costa, em particular nas províncias de Sofala e Inhambane. Na noite de sexta-feira nós prevemos que a tempestade Eloise comece a influenciar o estado do tempo” , disse.
A tempestade tropical severa Eloise foi objecto de discussão na reunião multissectorial realizada, esta quarta-feira em Maputo, envolvendo instituições do Estado.
No encontro, António Beleza, técnico do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres disse que, hoje, equipas multissectoriais serão enviadas a algumas províncias no âmbito da mitigação do impacto do fenómeno.
No encontro foi anunciado que cerca de 3 mil pescadores artesanais poderão ser afectados pela tempestade tropical Eloise, em Inhambane. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.