As províncias de Tete, Sofala e Manica foram afectadas, esta terça-feira, por chuvas intensas, devido a passagem da depressão tropical cujo epicentro está localizado em Tete.
Trata-se do sistema, que esta segunda-feira, no estágio de tempestade tropical, assolou com maior incidência as províncias da Zambézia e Nampula, com um balanço preliminar de dois óbitos, vários feridos e destruição de infra-estruturas diversas.
Segundo o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Meteorologia, Mussa Mustafa, o sistema, agora enfraquecido para estágio de depressão tropical, deverá sair do país ainda esta tarde, em direcção ao Zimbabwe.
Embora a depressão tropical esteja a dissipar-se, o director-geral adjunto do INAM alerta para a necessidade de a população continuar a observar os cuidados devidos, dado que o país se encontra na época chuvosa.
Esta terça-feira, o INAM prevê ocorrência de chuvas com trovoadas, ventos fortes e rajadas, nas províncias de Nampula, Zambézia, Sofala, Manica, Tete, Niassa, e Cabo Delgado.
Segundo Mussa Mustafa, para a presente época chuvosa, há previsão de ocorrência de 6 ciclones, sendo, entretanto, prematuro aferir se todos irão afectar Moçambique.
O Director-geral adjunto do Instituto Nacional de Meteorologia, Mussa Mustafa, disse, por outro lado, que a designação de ANA atribuído ao ciclone que assolou o país, esta segunda-feira, do proposta por Moçambique, em sede de comité internacional sobre a matéria. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.