A tempestade tropical moderada Eloise, que já se encontra no Canal de Moçambique, desde esta quarta-feira, continua a deslocar-se em direcção a costa Moçambicana, com potencial de evoluir para tempestade tropical severa.
Um comunicado do instituto Nacional de meteorologia indica que os efeitos da tempestade já se fazem sentir ao longo dos distritos costeiros das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.
O INAM prevê a ocorrência de ventos fortes até 100 quilómetros por hora e rajadas até 150 quilómetros por hora, que poderão agitar o mar e gerar ondas com alturas até 12 metros entre os paralelos 12 e 22 graus sul.
Prevê-se, igualmente, a ocorrência de chuva forte a muito forte acompanhada de trovoadas, no âmbito da passagem do fenómeno.
Entretanto, as províncias que estão na rota da tempestade já se preparam para evitar ou minimizar os seus impactos.
Na provincia de Gaza, a tempestade poderá provocar o transbordo do rio Limpopo, criando inundações de grande magnitude.
A previsão foi avançada esta quinta-feira, pelo delegado do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres, em Gaza, Manuel Mahlaieie.
O Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres em Maputo, está a posicionar embarcações nos rios susceptíveis a inundações nesta parcela do país. A medida surge pela possibilidade de o ciclone ELOISE se fazer sentir na cidade e província de Maputo, sob forma de chuva intensa a partir próxima segunda-feira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.