Na província de Tete, acaba de ser lançado um movimento para a busca e retenção da rapariga, em idade escolar, nos diversos estabelecimentos de ensino, das comunidades recônditas.
O movimento liderado pelo gabinete da esposa do governador da Província de Tete, será replicado em todos os distritos, pelos respectivos cônjuges dos administradores.
Pretende-se com a iniciativa, reduzir o absentismo escolar e promover os direitos da rapariga, que vezes sem conta, tem influenciado negativamente, para o aumento de índices de uniões prematuras.
O director provincial da educação de Tete, disse que a par disto, nesta região do país, está em curso o mecanismo de advocacia, sensibilização e mobilização, para alfabetização e educação de adultos.
Segundo João Barroso, espera-se que com estes movimentos, as comunidades possam aderir aos desafios plasmados, pelo sector para a erradicação, dos índices de analfabetismo.
Os distritos de Changara, Cahora - Bassa, Angónia, Tsangano, Macanga, Moatize e Mutarara, continuam a apresentar maiores índices de desistência escolar. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.