Na província de Tete, reduziram, consideravelmente, os casos da Filaríase Linfática, nos últimos anos.
Como consequência, foram interrompidas, as campanhas de tratamento massivo desta doença, sendo a segunda província depois de Niassa.
Hens Mior, do departamento da saúde pública, no ministério da saúde, disse que esta região do país, actualmente, conta com uma percentagem abaixo de um por cento, de casos da Filariase Linfatica.
O nosso entrevistado, falou do trabalho que está a ser feito, depois de alcançados, os resultados desejados.
Hens Mior, sublinhou que a Filariase Linfatica, assim como as outras doenças, negligenciadas, tem tratamento, por isso não devem ser vistas, como não fossem nada nas comunidades.
Segundo Hens Mior, esta doença assim como as outras consideradas tropicais negligenciadas, não são principais causadoras das mortes, nas comunidades, mas são principais factores, para discriminação e estigmatização.
O nosso entrevistado deu esta informação, no âmbito das comemorações, do Dia das Doenças Tropicais Negligenciadas, que secomemora a 30 de Janeiro, em todos os anos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.