Suspensos dois agentes da guarda fronteira moçambicana, que agrediram um camionista malawiano, no posto fronteiriço de Zóbuè no distrito de Moatize em Tete.
A suspensão dos dois membros da PRM foi decidida após o inquérito preliminar concluir ter havido excesso de força por parte dos agentes da guarda fronteira.
De acordo com o relatório médico emitido pelo Hospital Central Queen Elisabeth, o camionista agredido teve lesões no tornozelo esquerdo, cabeça, além de se queixar de dor lombar.
As autoridades malawianas pedem uma indeminização à favor da vítima, pedido condicionado ao relatório final da investigação em curso.
Entretanto, as duas delegações técnicas de Moçambique e Malawi, incluindo o corpo diplomático destes dois países acreditado em Maputo e Lilongwe, reunidas em Mangochi no Malawi, acordaram em continuar a trabalhar em estreita colaboração para o reforço das relações dos dois países.
Na ocasião, Moçambique pediu publicamente, desculpas ao Malawi pelo precedente negativo, tendo prometido trabalhar com a polícia para uma actuação dentro dos limites estabelecidos.
Já em Macanjira, onde o povo malawiano tinha usurpado terra moçambicana, foi acordado entre as partes para que continuem a viver um ambiente de cordialidade, mas que se respeite o princípio patriótico de cada nação.
José Zitha é encarregado de negócios no Alto-comissariado de Moçambique no Malawi. No encontro, Moçambique e Malawi, acordaram igualmente que o processo de reafirmação de fronteiras deverá ser retomado com a maior brevidade, após ter sido paralisado devido a covid-19. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.