A província de Tete vai contar com a primeira fábrica de ferro, produzido à base do carvão coque, anunciou no Malawi o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.
Sem revelar a origem dos capitais, Moreno assegurou que a indústria será implantada no distrito de Moatize, onde há matéria-prima abundante para a viabilização do projecto.
Segundo o ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, a fábrica surge em cumprimento da iniciativa presidencial “Industrializar Moçambique”, lançado pelo chefe do estado, Filipe Nyusi a 06 de Agosto de 2021 na província de Manica.
É transformando localmente o carvão mineral de Moatize, que se pode estimular a produção e reduzir a sua exportação em bruto, comercialização, bem como gerar emprego, e renda.
Aliás, o Programa Nacional Industrializar Moçambique-PRONAI, visa contribuir para o aumento da produção industrial, de preferência aproveitando a matéria-prima local.
O ministro da indústria e comércio de Moçambique, Silvino Moreno, deu a conhecer que além desta fábrica, outras estão por ser implantadas.
O carvão coque é um subproduto do carvão mineral, obtido através do processo denominado de coqueificação, onde o carvão mineral é submetido a altas temperaturas na ausência de oxigênio. O coque aparece ao final da queima, na forma de um resíduo sólido e poroso . (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.