O Lago Niassa está a transbordar nalgumas regiões devido ao incremento dos níveis de águas das chuvas, resultantes das mudanças climáticas que afectam a província, nos últimos anos.
O transbordo das águas está a destruir solos nas praias, estâncias turísticas e vias de acesso, principalmente a que liga a Vila de Metangula- à praia de Chuanga até Messumba.
A responsável pela área de Clima, Ambiente e Biodiversidade na embaixada Sueca, Christian Naccache disse que o executivo moçambicano em parceria com o sueco está a aplicar cem milhões de meticais para a realização de um estudo sobre o comportamento da água do lago.
Entretanto, o consultor moçambicano de geo-processamento e análise de dados, Elidio Massuanganhe, alerta que se o fenómeno prosseguir, a população residente nas margens do Lago Niassa poderá registar cheias e inundações recorrentes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.