O estado avançado de degradação das vias de acesso dificulta a comunicação por estrada entre a sede do distrito do Lago e os postos administrativos.
O distrito do Lago conta com quatro postos administrativos, nomeadamente de Maniamba, Cobue, Lunho e Meluluca com uma rede viária terraplanada excepto o troço Maniamba – Metangula, mas actualmente num estado critico de transitabilidade.
O administrador do distrito do Lago, Dixon Shongo destaca que com abundância de chuvas nos últimas dias, tende a ser extremamente dificil a comunicação por terra entre a sede do distrito e os postos administrativos.
Segundo Dixon Shongo, nesta época chuvosa a ligação rodoviária entre os postos administrativos e as localidades é feita por meios alternativos, como motorizadas ou via lacustre, facto que limita a mobilidade de pessoas e bens para o interior.
Por esta razão, torna-se fraca a oferta de produtos de primeira necessidade sobretudo em zonas reconditas facto que encarece o custo de vida a população, concluiu, a fonte.
Dixon chongo salientou que apesar desta realidade, até então, não há registo de corte de comunicação por estrada entre a sede distrital e os postos administrativos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.