A transparência no sector extractivo é fundamental para reduzir os focos de corrupção que tem estado prejudicar a economia nacional, defende o Director Executivo do Instituto para Democracia Multipartidária, Hermenegildo Mulhovo.
Mulhovo falava, esta terça-feira, em Maputo, durante um encontro de reflexão sobre a transparência no sector extractivo.
O evento é organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, através da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva em Moçambique em parceria com o Instituto para Democracia Multipartidária.
Hermenegildo Mulhovo disse que a fragilidade da transparência no sector extractivo faz com que o país perca milhões de dólares na arrecadação de receitas.
A Coordenadora Nacional da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva em Moçambique, Isabel Chuvambe, salientou que o governo quer garantir uma gestão sustentável dos recursos extractivos, sendo por isso que o país aderiu voluntariamente à Iniciativa Internacional de Transparência no sector.
O encontro juntou parlamentares, sociedade civil e sector privado para analisar o ponto de situação de Moçambique no que diz respeito às últimas recomendações do Secretariado Internacional da Iniciativa de Transparência no sector extractivo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.