As tropas conjuntas de Moçambique e do Ruanda garantem que farão de tudo para capturar o moçambicano Bonomar Machude Omar, cabecilha dos terroristas que desestabilizam desde 2017, nalguns distritos de Cabo Delgado.
Também conhecido por Abu Mohamed ou Ibin Omar, este moçambicano lidera os departamentos de assuntos militares e externos do estado islâmico em Moçambique.
O comandante do exército de Moçambique, Cristóvão Chume, disse que alguns comparsas que trabalhavam directamente com o Bonomar Machude Omar, encontram-se nas mãos das Forças de Defesa e Segurança.
“ O que nós sabemos que ele está vivo. Está nesta área de operações que é o teatro da Mocímboa da Praia, anda por cá e penso que nós vamos continuar a fazer o nosso trabalho de inteligência. Nestes dias ele tem perdido alguns homens de grande importância que o protegem e alguns, nós já os capturamos, alguns adjuntos dele. Então, essas pessoas estão a cooperar e nós temos a certeza absoluta que, se ele não morrer em combate, há-de ser capturado mas também dos outros líderes deste grupo. Os capturados não sabemos se são estrangeiros ou nacionais, as nossas investigações é que vão dar conclusões“, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.