O sector do Turismo no país registou uma queda de receitas em mais de noventa porcento desde a eclosão da pandemia do novo coronavírus.
O facto resultou do encerramento das fronteiras nacionais, que originou a diminuição acentuada do movimento de turistas no país.
A informação foi divulgada, este domingo na Reserva Especial de Maputo, distrito de Matutuíne, pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, nas celebrações centrais do Dia Mundial do Turismo.
Outro factor que contribuiu para a queda das receitas no sector do turismo, segundo o Primeiro-Ministro, foi o funcionamento condicionado dos estabelecimentos turísticos no país.
“ Reiteramos o nosso apelo ao sector privado nacional e internacional a investir cada vez mais em infra-estruturas turísticas de gestão, dentro e nos arredores das áreas de conservação, envolvendo as comunidades locais, impulsionando assim o desenvolvimento rural, através do turismo baseado na natureza, para dinamizar cada vez mais o sector do turismo, uma das áreas vitais da nossa economia. Temos vindo a implementar várias medidas de acção de facilitação turística e neste âmbito, constitui uma das prioridades da nossa acção governativa, prosseguir com a implementação das medidas de remover aspectos que representam barreiras para o desenvolvimento sustentável do turismo” frisou.
Carlos Agostinho do Rosário anunciou na ocasião que o governo vai nos próximos dias dinamizar o desenvolvimento das comunidades rurais através do turismo. ( RM Maputo)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.